Image and video hosting by TinyPic

A faculdade e o que ela mudou em mim

19.8.14









Hoje eu preciso falar de como a minha vida mudou.
Quem faz faculdade sabe do que eu estou falando, ou pelo menos acredito que saiba. Porque com quase todo mundo que eu conheço foi assim.
A faculdade me mudou. Me mudou, assim, demais, mesmo eu só estando no segundo ano do curso ainda.
Pra começar, meu curso é integral, o que significa que eu me dedico integralmente à faculdade, não trabalho e nem faço mais nada na minha vida, simplesmente porque passo minhas manhãs e tardes em aulas. Além disso, eu tive que me mudar de cidade e morar longe da minha família por causa da faculdade, já que perto de casa não tinha o curso que eu queria numa universidade pública. Não que agora eu more muito longe, fico só a duas horas e meia de distância da minha cidade e vou para lá em praticamente todos os fins de semana. Mas devido a essa mudança e a eu passar tanto tempo na faculdade, imaginem vocês.
A coisa mais básica foi: aprendi a me virar se quisesse comer. Claro que aqui tem restaurante universitário e tal, mas não é sempre que o cardápio tem um manjar dos deuses ou que eu estou a fim de sair de casa para jantar. Então, faço um arroz e frito alguma coisa. Não é nada tão difícil, mas acreditem, eu não sabia fazer quando morava com meus pais. E agora eu sei. Eu faço minha comida.
Depois, tem o fato de que a cidade que eu moro agora é grande e eu vivi a vida toda numa cidade com 30 mil habitantes em que todo mundo se conhece, e essa foi a razão por eu ficar apavorada ao me mudar para cá. No entanto, assim que aprendi a perguntar as coisas para as pessoas na rua e a pegar ônibus e a guardar milhões de cartões com números de táxis clandestinos, foi que eu descobri as delícias de Ribeirão Preto. Shoppings lindos, o teatro mais bonito que eu já vi, shows, barzinhos maravilhosos, um centro lotado e abarrotado de lojas, até parques adoráveis. Eu e meus amigos entramos amontoados num táxi em que o cara topa levar seis pessoas, e vamos felizes observando a cidade passar enquanto (quase sempre) toca Clarity no rádio.





Muitos diriam que tem a questão de não precisar pedir aos pais quando vai sair. Para mim isso não fez tanta diferença porque meus pais são tranquilos e eu saía sem problemas quando estava em casa também, mas é claro que tem aquela coisa de não avisar, mas não porque você não quer, mas porque não precisa, já que para eles não faz a mínima diferença saber onde você está (ah, eu não sou muito festeira, então eles sabem que no máximo eu vou a algum barzinho ou na casa dos amigos). Isso também dá uma sensação de independência bem legal.
Bom, fora tudo isso, tem o campus em si, que é maravilhoso (a USP de Ribeirão tem um dos campus mais lindos do Brasil) e me ensinou o que é ficar animada todos os dias para ir para a faculdade porque você sabe que vai passar por um caminho lindo e agradável e cheio de árvores com os raios do sol passando entre elas. Isso fez muita diferença na minha vida.


E ainda além de aspectos físicos, eu não sei se é porque faço psicologia e este é um curso que faz as pessoas pensarem e refletirem e até mesmo viajarem um pouco, mas eu mudei minha visão sobre muitas coisas. Eu tenho um olhar muito mais crítico agora, eu me envolvo nas discussões, tenho opiniões mais fortes, sei discernir com mais facilidade o que é verdadeiro do que não é. Faço trabalhos que jamais imaginaria fazer quando estava no Ensino Médio, trabalhos grandes e legais, que me fazem aprender coisas ao invés de só decorar coisas, trabalhos em que eu penso em cada detalhe e encontro muitos erros sem precisar que um professor fique apontando cada um deles.


Eu tenho menos preconceitos agora. Não que eu fosse uma pessoa racista ou homofóbica antes, mas todos têm seus preconceitos particulares. E eu venho tentando me desfazer de cada um deles, e conseguindo. Tento não julgar ninguém, tento entender o lado das outras pessoas, tendo discutir com racionalidade e argumentação. Afinal, se eu serei psicóloga, isso é fundamental.
Também passei a ver a religião com um olhar um tanto quanto diferente mas isso é outro assunto.
O fato é que agora eu não tenho como pedir para a minha mãe fazer as coisas por mim, não posso esperar que alguém venha me acordar, não posso esperar que ninguém decida nada por mim. Sou só eu. E isso é tão maravilhoso!
Olha, a faculdade exige coisas difíceis de nós, é puxado mesmo, você vai passar madrugadas inteiras estudando. Mas vai valer a pena, pois são momentos que você guardará para a vida toda. E as mudanças são MUITAS.
Só posso dizer que recomendo!


4 comentários

  1. Amei o post Mari... muito bom saber um pouquinho sobre sua rotina! Tenho uma prima Psicóloga e por coincidência, ela também se chama Mariana! rs
    Adoro post pessoais... faça mais vezes!
    Um grande beijo!

    http://renatavernisi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwn que linda, obrigaa Re! Que bom que você gosta de posts pessoais, fico feliz! Não acreditooo que vc tem uma prima psicóloga com o mesmo nome que eu hahahahah. É muita coincidência gente! Adoro hahaha.
      Beijãaao linda <3

      Excluir
  2. Você faz psicologia? Abraaaaaça! <3 Eu também, embora tenha acabado de começar. Mas a ligação com o curso já era grande antes mesmo de começar a frequentar a universidade, sabe?
    Eu moro com meus pais, mas entendo boa parte do que você falou no texto. Aqui em casa somos só nós quatro, meu pai, minha mãe, eu e meu irmão e bem cedo eu precisei aprender a me virar na cozinha, a arrumar os quartos (meu e do meu irmão porque ele é um pentelho bagunceiro) e todas essas responsabilidades de irmã mais velha que passa o dia inteiro sozinha em casa.
    Adoro seu blog. É a primeira vez que comento aqui, mas o acompanho desde o início (viva dona Julia!).
    Beijo grande

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que linda você! Muito obrigada por estar acompanhando o blog <333
      Eu nunca tinha visto o seu, mas acabei de olhar e achei DIVINO de maravilhoso hahaha, vou comentar já.
      Enfim, super legal descobrir mais pessoas que fazem o mesmo curso que eu *-* Eu também sempre quis viu, desde a sétima série, também sentia que era isso que eu queria pra vida. Nosso curso é lindoooo né? Hahahaha! Eu tô no segundo ano (4º semestre), e se tenho uma coisa pra dizer pra você é: se vc tá gostando agora, imagina depois! O curso só melhora com o passar do tempo, de verdade. Uma lindeza.
      Ah, e acho que você tá certinha em já fazer essas coisas mesmo morando com os pais. No meu caso, se eu não me mudasse provavelmente nunca aprendesse a me virar hahah. Você está super certa! De verdade. Vamos aproveitar essa fase e nosso curso lindo <3
      Beijão!

      Excluir